quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jackson Lago lança pré-candidatura ao governo do Maranhão, após cassação

SÍLVIA FREIRE
DE SÃO PAULO

Cassado pela Justiça Eleitoral em abril do ano passado, o ex-governador do Maranhão Jackson Lago (PDT) lança nesta sexta-feira, em São Luís, sua pré-candidatura ao governo do Estado na eleição de outubro.

Lago teve o diploma cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por abuso de poder político, mas manteve os direitos políticos. Com isso, ele não está inelegível para disputar o cargo novamente.

A Justiça Eleitoral entendeu que Lago foi beneficiado politicamente ao ter participado de um evento no interior do Estado, em 2006, mesmo fora do período eleitoral, onde o então governador José Reinaldo Tavares pediu votos a ele na eleição daquele ano.

O ex-governador seria atingido também pelo projeto Ficha Limpa, que barra a candidatura de políticos que tenham condenação judicial por colegiado de juízes, caso a lei tivesse efeito retroativo, segundo o entendimento do relator do projeto de lei, senador Demóstenes Torres (DEM-GO). A lei foi aprovada na semana passada pelo Senado e terá efeito apenas para condenações ocorridas a partir de sua sanção.

A assessoria do PDT-MA afirmou que o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, participaria do lançamento da candidatura, mas dirigentes do PDT e PSDB no Estado decidiram adiar a visita do tucano para quando o arco de aliança em torno de Lago estiver "mais definido".

Além do pedetista, devem disputar o governo do MA a atual governadora do Estado, Roseana Sarney (PMDB), e o deputado federal Flávio Dino (PC do B).

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.