20/04/2011 02:38
O Crédito Instalação oferece recursos financeiros aos assentados para que eles possam se instalar no assentamento e dar início a sua produção. Para a construção das casas foram destinados R$ 15 mil para cada família. “A entrega dessas residências traz um aumento significativo na qualidade de vida dos assentados”, afirmou o superintendente do Incra/MA, Luiz Alfredo Soares da Fonseca.
A presidente da Associação, Conceição de Maria França Correia, destacou as mudanças no assentamento com a construção das novas casas. “A comunidade está com outra cara. Nossas moradias hoje são todas de alvenarias, pintadas, com água e energia elétrica dentro de casa. Tudo muito melhor”, contou.
De acordo com Conceição Correia, as 32 moradias foram construídas em regime de mutirão, o que possibilitou uma aplicação mais econômica dos créditos. “Fizemos casas de qualidade com a participação da comunidade. Ficamos ainda com saldo dos recursos e estamos programando a construção da sede da Associação, incluindo mobiliário e equipamentos”, explicou.
Atualmente, cada família assentada no Maranhão pode acessar as seguintes modalidades do Crédito Instalação: Apoio Inicial, Aquisição Material de Construção e Recuperação Material de Construção.
Projetos produtivos
Os agricultores receberam também o Crédito Instalação na modalidade Apoio Inicial. As famílias assentadas investiram em alimentação, projetos de caprinocultura e Avicultura, bem como adquiriram equipamentos, kits de irrigação, forrageiras, lancha, forno, entre outros itens.
Para implantação dos projetos produtivos, os assentados recebem assistência técnica da empresa Consultoria e Assessoria em Desenvolvimento Sustentável - Planeja, conveniada pelo Incra/MA para prestação de Serviços de Assistência Técnica, Social e Ambiental aos assentamentos pertencentes ao Território Lençóis Maranhenses e Munin.
Todo o trabalho dos assentados é feito de forma coletiva. “Comercializamos a produção no próprio município. Isto tem gerado trabalho e renda para as nossas famílias”, afirmou a presidente Conceição Correia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário